Prefeito Gustavo Mendanha encerra Semana da Engenharia com palestra sobre tecnologia e inovações para as cidades

ATUALIZADO ÀS 10⌚ 00 | CONTEÚDO: DANIELA RIBEIRO ARAÚJO

O projeto Smart City (Cidade Inteligente) que vem sendo implantado em Aparecida de Goiânia pelo prefeito Gustavo Mendanha tem se destacado com prêmios dentro e fora do Brasil e se tornado referência para muitas cidades goianas e do país. E neste sábado, 11, o gestor municipal detalhou o projeto de modernização tecnológica implantado na cidade durante palestra que marcou o encerramento da Semana da Engenharia, ação promovida pelo Clube de Engenharia de Goiás entre os dias 8 e 12 de dezembro. A Semana acontece até amanhã na sede do Clube de Engenharia no Setor Sul em Goiânia.

SEQUI APÓS PUBLICIDADE 👇

“Nos próximos anos veremos muitas cidades investindo em tecnologia inteligente, pensando no futuro. E Aparecida já começou, lá em 2017 quando iniciamos o Projeto Cidade Inteligente. Nosso objetivo é tornar o município mais conectado. Queremos nos tornar a cidade das startups, que realmente sonha e pensa a modernidade e o futuro. E não é apenas internet, é um investimento que irá mudar toda a concepção das pessoas em relação a gestão pública, criando um novo modelo de governança, que será ao mesmo tempo inteligente e conectado com as reais necessidades do cidadão, melhorando assim a vida de cada um deles”, destaca.

Durante a palestra o prefeito enfatizou os pilares do programa Cidade Inteligente que começou com a instalação de 720 quilômetros de fibra óptica em toda cidade e na aquisição de equipamentos sofisticados e tecnológicos para a Central de Videomonitoramento que capta imagens de 650 câmeras instaladas por todo o município e que são armazenadas, juntamente com outros dados, no Data Center próprio. Ambos estão alojados no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) que opera desde julho de 2020. Com imagem de alta resolução e movimentação da lente de 360 graus, as câmeras também conseguem identificar veículos furtados e /ou roubados e ainda foragidos da justiça, auxiliando ainda no combate e prevenção de crimes. Tudo isso graças a utilização de softwares de última geração. 

Gustavo ressaltou que o projeto Smart City também irá disponibilizar conexão de internet gratuita em praças e parques, disponibilizar prontuários eletrônicos em toda rede municipal de saúde para que os médicos tenham na palma da mão todo o histórico de saúde, internações, medicamentos e demais informações necessárias para um tratamento mais eficaz, diminuindo as fichas de papel e tendo um atendimento mais humanizado na Saúde. “Queremos ainda reduzir ao máximo o trâmite de papeis nas repartições públicas, facilitando o trabalho do servidor e assim melhor atender o cidadão em suas demandas e potencializar o ensino de robóticas nas escolas públicas, pois as crianças de hoje já são azes na tecnologia e temos que usar isso a favor delas”.

O presidente do Clube de Engenharia de Goiás, Dolzonan da Cunha Mattos, disse que a Semana de Engenharia foi um sucesso nessa retomada e que o nome de Gustavo Mendanha como palestrante surgiu ao encontrar o gestor em um Congresso de Smart Cities em Curitiba no Paraná. “Aparecida deixou de ser uma cidade dormitório para ser uma cidade tecnológica do futuro, um futuro que já está acontecendo com a gestão de Gustavo, que sempre busca inovações que facilitem a vida do seu povo. Temos visto esse crescimento e desenvolvimento de Aparecida e aqui ele mostrou um pouco do que tem sido feito no município”, pontuou Dolzonan.

Ele ainda destaca: “A Semana da Engenharia que promovemos anualmente traz temas importantes que envolve todos os ramos da engenharia e um assunto que domina hoje as as discussões para o desenvolvimento das cidades é o uso da tecnologia como ferramenta de governança, proporcionando ao cidadão ser sujeito ativo da administração. Entendemos que a experiência e o investimento de Aparecida de Goiânia para se tornar uma cidade inteligente merece e precisa de visibilidade para que outros municípios sigam o exemplo, porque não há mais volta, o caminho já está traçado.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *