Mediadores de Egito e Catar apresentaram primeira proposta concreta para uma interrupção prolongada dos combates em Gaza Palestinos recebem ajuda em Rafah
Nidal al-Mughrabida Reuters (para), Neto Gaia.
É improvável que o Hamas rejeite uma proposta de cessar-fogo em Gaza que recebeu de mediadores nesta semana, mas não a assinará sem garantias de que Israel se compromete a encerrar a guerra, disse nesta quinta-feira (1°) uma autoridade palestina próxima às negociações.
REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Mediadores de Egito e Catar apresentaram ao Hamas nesta semana a primeira proposta concreta para uma interrupção prolongada dos combates em Gaza, acordada com Israel e os Estados Unidos em negociações em Paris na semana passada. O Hamas disse que está estudando o texto e preparando uma resposta.
A autoridade palestina afirmou que o texto de Paris prevê uma primeira fase com duração de 40 dias, durante a qual os combates cessariam enquanto o Hamas libertaria os civis restantes dentre os mais de 100 reféns que ainda mantém em seu poder. Nas fases seguintes, haveria a libertação dos soldados israelenses e a entrega dos corpos dos reféns mortos.