Governo de Serra Talhada compreende a pauta da categoria (Sintest) buscando o diálogo permanente ‘além da valorização dos profissionais de Educação’

Serra Talhada – PE:

(Mostrando preocupação para atender a categoria)

Na última quarta (12), seguindo às orientações da ilustre prefeita Márcia Conrado (PT), o vice-prefeito, Márcio Oliveira, deu continuidade, às tratativas 

Atualizado às 9h 22, desta quinta (13)

Durante o encontro, os representantes da gestão municipal dialogaram com o sindicato sobre as reivindicações da categoria. 

O vice-prefeito, Márcio Oliveira, pontuou que a gestão municipal compreende a pauta da categoria e que busca o diálogo permanente, além da valorização dos profissionais de Educação. Ele destacou que administração está estudando os números e os resultados financeiros, com o intuito de apresentar uma proposta a categoria. 

Durante o encontro, a gestão apresentou o quadro econômico financeiro municipal, especialmente o fato de que a promoção do rateio de 2021 e a concessão de 25% de reajuste ao magistério em 2022, elevou os gastos de pessoal do município, que quando dessas ações  (rateio de 2021 e piso de 2022) chegou a 59% da Receita Corrente Líquida. O percentual máximo é de 54%. Foi esclarecido que, apesar das ações tomadas para equalização do índice, a gestão municipal se vê impedida, pelo inciso I, do parágrafo único, do art. 22, da Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000), de promover qualquer medida que preveja aumento de despesa com pessoal. 

Na ocasião, o vice-prefeito explicou que uma recomendação do Ministério Público Estadual impõe várias restrições administrativas, dentre elas a necessidade de redução de despesa com pessoal ao percentual da LRF. 

Foi esclarecido, ainda, que dois projetos estão em andamento na Secretaria de Educação, com o objetivo de propiciar melhorias nos resultados escolares, entre eles a implementação de reforço escolar no contra turno da escola e a premiação da equipe da rede escolar que obtiver melhorias nos resultados da avaliação do ensino fundamental. Tais ações visam acelerar a qualidade da educação, colocando Serra Talhada na vanguarda do ensino público.

Em ano de 2022, foram promovidos vários investimentos na educação, em cumprimento aos preceitos constitucionais, como fornecimento de fardamento, kit escolar, disponibilização de kit de informática para as escolas, melhorias das condições físicas de várias escolas, melhoria no transporte escolar, entre outros. Ainda está no planejamento da Educação a implantação de vídeo monitoramento em 100% das escolas

O presidente do Sintest, Junior Morais,  recebeu as informações e pediu que a proposta fosse apresentada por escrito, para discussão na plenária com a categoria, agendada para o dia 17/04.

Fonte: Silvinho Silva (complemento) Neto Gaia.

Neto Gaia

Trabalhamos com a verdade; doa em quem doe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *