Gonzaga Patriota se reúne com ministro Fábio Farias para tratar do aumento da potência das rádios comunitárias (Em Foco)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) se reuniu com o Ministro das Comunicações, Fábio Farias, nesta quarta-feira (12), para defender o aumento da potência de transmissão das rádios comunitárias. O socialista pernambucano frisou que a atual potência limita e restringe o alcance da rádio, muitas vezes menor do que sua comunidade, público potencial.

O aumento da potência é necessário devido à grande diversidade geográfica do Brasil. A rádio comunitária é uma conquista, um avanço para as comunidades, mas, infelizmente, esse setor não tem sido valorizado. Estou trabalhando para mudar essa realidade, por isso, ontem estive com Fábio Farias para tratar do assunto. Estou defendendo que as rádios comunitárias tenham mais potência, já que a atual é insuficiente para operação nas áreas de população esparsa, particularmente na zona rural. Vou lutar por essa causa, pois as rádios comunitárias tem um papel fundamental na prestação de serviço no local que está inserida”, defendeu.

Segue após publicidade:

Nenhuma descrição de foto disponível.
(pré-candidato a vereador Gerson Mendes: representando o PT em Santa Maria da Boa Vista (…) Pernambuco)

As rádios comunitárias ganharam legislação própria em 1998. A Lei 9.612, daquele ano, estabeleceu regras específicas para essas estações, limitando o canal por comunidade a um e a potência a 25 watts. As representações dessas emissoras sempre reclamaram desses limites. Um dos argumentos é que eles dificultam a transmissão em locais de menor densidade geográfica, especialmente em áreas rurais ou na Região Norte.

Projeto amplia potência das rádios comunitárias — Senado Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *