Em Foco; mesmo sem missas presenciais, fiéis pagam promessas e fazem orações durante Romaria do Senhor do Bonfim

Atualizado por Charles Gaia: às 14⏲️ 5 – deste dom, 8 | Conteúdo: G1 – Tocantis ao PortalNeto Gaia

Uma das maiores festas religiosas, a Romaria do Senhor do Bonfim, precisou ser adaptada por causa da pandemia da Covid. As missas estão sendo transmitidas de forma online. Mesmo com a estrutura cancelada, no povoado de Natividade, a visitação ao santuário está permitida. Neste sábado (7), fiéis foram ao local para pagar promessas e fazer orações.

Fiéis visitam santuário e rezam para Senhor do Bonfim — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A romaria é a maior peregrinação religiosa do Tocantins e acontece há mais de 200 anos. No ano passado, ela precisou ser cancelada por causa da pandemia.

Segui após publicidade; lava jato do Armando ‘preço bom; serviço especializado (…) Um cafezinho catalizador ! 👇’

Lava jato: vetores de stock, imagens vetoriais, desenhos gráficos |  Depositphotos
Rua; P 8 – Qd -24 🥏 (63) 9 8496 – 1552 | Bairro; Bela Vista – Taquaralto – Pamas – TO

SEGUI 👉 Neste ano, embora a visitação esteja liberada, o que se vê é um ambiente quase deserto, diferente dos anos anteriores. Antes da pandemia, o povoado chegava a reunir meio milhão de pessoas em busca de milagres ou apenas para agradecer.

Fiéis visitam santuário e rezam para Senhor do Bonfim — Foto: Reprodução/TV Anhanguerahttps:

Clik no link & confira: https://globoplay.globo.com/v/9750921/

Mesmo com toda a estrutura presencial cancelada, alguns fiéis estão indo pessoalmente ao santuário para pagar promessa.

“Eu fiz a promessa para o Senhor do Bonfim. Eu vim da minha casa de Silvanópolis a pé até na igreja, subi de joelho e botar a oferta nos pés do Senhor do Bonfim, que é um santo muito milagroso”, disse o lavrador Marcelino Sousa.

Uma das principais missas da romaria é a do vaqueiro, que reúne milhares de tropeiros. Geralmente, a celebração é realizada fora do templo, de forma campal, mas para evitar aglomeração, ela foi cancelada.

As celebrações serão transmitidas pela internet e pelo rádio. “Nós estamos exercitando única e exclusivamente a parte religiosa, nos horários programados. Ontem nós fizemos a abertura do novenário, às 19h30, com os romeiros que aqui estavam, poucos, mas conseguimos fazer uma belíssima liturgia. Hoje é o segundo dia de novena e vamos seguindo as programações. Os fiéis estão cumprindo os protocolos de saúde tão necessários nesses tempos de pandemia”, explicou o padre reitor do santuário do Senhor do Bonfim, Leomar Sousa.

Quem decidir ir pessoalmente nos pés da imagem, sabe que precisa respeitar protocolos de segurança.

Confira as regras de visitação neste ano:

  • Os visitantes poderão entrar no santuário, mas não será permitido nenhum tipo de acampamento de romeiros.
  • Apenas os restaurantes vão funcionar no povoado e não haverá venda de bebidas alcóolicas.
  • O uso da máscara é indispensável e ninguém poderá entrar no santuário sem o item.
  • Romeiros deverão obedecer às marcações no chão para o distanciamento.
  • Haverá disponibilização de álcool em gel e pias com água e sabão para limpeza das mãos na rampa de acesso à imagem do Senhor do Bonfim.

A Polícia Militar informou que fará uma operação durante os dias da romaria, com a finalidade de inibir crimes e desrespeito às normas e decretos de restrições em virtude da pandemia da Covid-19. Em Natividade, a previsão de público é de 10 mil pessoas por dia, segundo a PM, e as ações preventivas serão realizadas do dia 6 a 17 de agosto.

Também haverá ações da PM em Tabocão e Araguacema, que também possuem tradição de romeiros, apesar desta última não possuir programação oficial em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *