Contribuinte tem até terça-feira (18) para regularizar situação junto a Secretaria de Tributação de Natal

Para ter acesso ao desconto de 16% no pagamento antecipado do IPTU 2022, é preciso regularizar pendências na Semut.

Por g1 RN PARA Neto Gaia

16/01/2022 09h19  Atualizado há 27 minutos


Contribuinte tem até terça-feira (18) para regularizar situação junto a Secretaria de Tributação de Natal — Foto: Joana Lima

Contribuinte tem até terça-feira (18) para regularizar situação junto a Secretaria de Tributação de Natal — Foto: Joana Lima.

O contribuinte natalense tem até terça-feira (18) para regularizar pendências junto à Secretaria Municipal de Tributação e ter acesso aos benefícios do programa Bom Pagador, que assegura desconto de 16% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2022 para os que pagarem antecipadamente até o próximo dia 20.

A Semut disponibiliza aos contribuintes o portal Directa, no qual pode serem feitas a consulta e a emissão do boleto para pagamento. Na mesma plataforma, também é possível, aos regularizados, imprimir o boleto do IPTU antecipado com desconto

Cerca de 124 mil imóveis em Natal têm o direito de pleitear o desconto para o pagamento antecipado do IPTU, de acordo com a Semut.

Além do carnê físico, que voltou a ser impresso devido à pandemia de Covid-19, o contribuinte pode acessar o site da Secretaria Municipal de Tributação para emitir o boleto. De toda forma, a Semut mantém o atendimento presencial aos contribuintes, na sede que funciona na Rua Açu, 394, Tirol, das 8h às 14h.

Sem desconto

No caso do IPTU 2022, para os que não desejam ou não podem pagar antecipadamente com desconto, há a possibilidade de pagamento à vista no vencimento, sem acréscimo e sem desconto, ou o pagamento em 10 parcelas iguais e sucessivas acrescidas de 1% ao mês.

Neste caso, são duas as datas de vencimento: 21 de fevereiro, para as zonas Sul e Leste, e 21 de março, para as zonas Norte e Oeste. Para quem não tem direito ao pagamento antecipado, o carnê será entregue posteriormente, sem a opção do desconto de 16%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *