Conferência Municipal de Assistência Social em Aparecida define Estratégias para Promoção de Políticas Públicas

Fonte: Thayza Marins | Foto – Jhonney Macena

Atualizado por Neto Gaia / Ás 15h 50

Ação foi realizada durante todo o dia e no final houve a eleição dos novos integrantes do conselho, ato que acontece a cada dois anos

Avaliar a política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o objetivo da Conferência Municipal de Assistência Social. O evento realizado no auditório do SESI Aparecida, no Setor Village Garavelo, reuniu centenas de agentes de proteção, conselheiros tutelares, especialistas e autoridades ligadas a área Social.

Segui após publicidade: Com Ex: Secretário do Município de Aparecida-Go.

Com o tema “Direito do povo com financiamento público e participação social”, a conferência é um grande processo de mobilização, de participação, de debate, e de enfrentamento de desafios. Durante toda a manhã foram realizadas palestras que abordaram o aprofundamento e debate sobre o tema, que abrangeram os quatro eixos em discussão. Entre eles estão o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com Participação Social e Financiamento Público.

“Essa oportunidade é única. Com esta ação possibilitamos a participação dos agentes sociais para assim discutirmos e debatermos o que tem sido feito e o que ainda precisa ser realizado pela administração municipal. Desta forma poderemos promover uma melhor assistência a todos os moradores”, destacou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Weyder Moreira complementa. “A Conferência Municipal de Assistência Social envolve todas as pessoas da rede. E aqui podemos conferir como estão sendo realizadas as políticas públicas sociais, como a cidade tem trabalhado nos últimos dois anos, o que mudou e o que foi feito. Além disso, levantar o que será realizado nos próximos anos”, informou.

Também presente na solenidade, o prefeito em exercício, Veter Martins sublinhou que a Assistência Social é essencial para o auxílio do indivíduo. “A gestão do prefeito Gustavo Mendanha tem sido cautelosa em dar transparência as ações e trabalhos da Assistência Social no município. O Conselho Municipal de Assistência Social colabora exatamente para que os serviços assistenciais a nossa população sejam garantidos e tenha resultado”, comentou o prefeito em exercício Veter Martins.

Estiveram presentes na abertura dos trabalhos os vereadores Isaac Martins (PR) e Willian Panda (PCdoB) e o secretário de Administração Carlinhos Moreira.

Eleição

Ao final do evento, foi realizada a eleição dos novos integrantes do conselho, ato que acontece a cada dois anos. Foram eleitos delegados, 20 conselheiros e seus respectivos suplentes. “Os representantes eleitos terão a missão de representar o município e serão responsáveis por fiscalizar todo o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tudo que acontece na SEMAS passa pelo conselho”, frisou presidente Weyder Moreira.

Prestação de Contas

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha aproveitou a ocasião para fazer uma prestação de contas das ações da pasta ao longo de quase três anos. Entre as principais ações estão a inauguração de dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e reforma de mais seis. Reforma dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Além da ampliação dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, antigos Petis. .

Destacou também as ações mensais que levam os serviços da Assistência Social para mais perto do morador em situação de vulnerabilidade como as atividades da secretaria executiva da Mulher com o outubro rosa e a campanha contra o Assédio dentro dos ônibus; o Assistência Social Itinerante e Mutirão do Cadastro Único.

Também estão entre os trabalhos de destaque o Planejamento Família de casa em casa e programas internos realizados pelos CRAS. “Até o fim desta gestão vamos reformar o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e inauguraremos o CREAS do setor Maranata, além de criar um novo espaço para o Conselho Tutelar, Casa dos Conselhos e uma unidade de Acolhimento aos Adolescentes.

“Temos muito a crescer, muito que fazer, mas desde já quero parabenizar a nossa equipe de Assistência Social que tem trabalhado com muito amor e dedicação, passando muitas vezes do horário habitual de trabalho para melhor atender as famílias que nos procuram. Estão todos de parabéns!”, pontuou Mayara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *