ALEPE: João Paulo quer Garantir tratamento Psíquico a Pessoas que tentam Suicídio

Fonte: Redação Alepe | Ao portal Neto Gaia

O deputado João Paulo (PCdoB) informou, na Reunião Plenária desta segunda (30), que propôs um projeto de lei estabelecendo que as unidades médicas, após o atendimento clínico em casos de tentativa de suicídio, encaminhem o paciente à Rede de Saúde Mental. No pronunciamento, ele registrou o encerramento do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção desse problema.

SEGUI APÓS PUBLICIDADE: EM SERRA TALHADA-PE (RECEBA SEU PEDIDO DE IMEDIATO)

De acordo com o comunista, a proposição visa garantir tratamento psicossocial especializado e evitar novas tentativas de suicídio, já que, segundo estudos de diversas entidades, 25% das pessoas tentam se matar novamente. “A iniciativa é necessária porque, na maioria das vezes, pacientes que tentaram suicídio são liberados da emergência sem passar por avaliação psíquica ou sem o encaminhamento para o tratamento psiquiátrico”, explicou.

Conforme registrou o deputado, de acordo com o Ministério da Saúde, Pernambuco é o 10º Estado brasileiro com mais casos de suicídios. As estatísticas apontam que 55 mil pessoas tiraram a própria vida no Brasil em 2017. Também de acordo com o parlamentar, a depressão é um problema de saúde pública que necessita de atenção especial, pois há previsão de aumento do número global de ocorrências nos próximos anos.

“É um sofrimento que precisa ser discutido e exposto em suas causas e consequências, e, acima de tudo, tratado dentro dos princípios de solidariedade e do cuidado à saúde, incluindo-se nesses pontos a atenção do Estado”, acredita. “Igualmente importante é o engajamento da sociedade, maior empatia com as pessoas propensas ao suicídio e informação sem preconceitos sobre esse problema que afeta milhões de pessoas no mundo”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *