🌈 – Governo da capital da serenata, passa a ofertar exames ‘para’ gestantes quilombolas

000152.634 РVisualiza̵̤es

Conteúdo: Olímpio Amorim (Assessor de Imprensa) Gov. GD

PE – Na manhã desta quinta (09), a Secretaria de Saúde de Santa Maria da Boa Vista realizou, pela primeira vez no município, o exame de eletroforese de hemoglobina, utilizado para detecção da anemia falciforme.

Serão beneficiadas com o procedimento gestantes quilombolas residentes na cidade, mediante solicitação durante o Pré-Natal. Com a conquista, as mães não mais precisarão se deslocar para outras cidades da região em busca do diagnóstico.

“A partir de agora estamos disponibilizando esse exame aqui mesmo em Santa Maria, não sendo mais necessário deslocamento para outras cidades. A Prefeitura está arcando com os custos do procedimento, que será realizado em instituição particular credenciada. Podem ter certeza que iremos ampliar significativamente os investimentos na saúde boavistana”, afirmou o prefeito George Duarte.

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e, consequentemente, a oxigenação dos tecidos.

Neto Gaia

Trabalhamos com a verdade; doa em quem doe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *